Quem deseja plantar árvores em casa, na calçada, no bairro ou até organizar ações coletivas de plantio agora tem um caminho ainda mais simples. O Programa Verde Novo atualizou o número do Zapmudas, canal oficial de atendimento via WhatsApp que conecta diretamente a população às ações de arborização urbana. O novo número do Zapmudas é o (65) 3617-3090. As solicitações podem ser feitas também pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br.Por meio do WhatsApp, qualquer cidadão pode solicitar mudas gratuitas, tirar dúvidas, agendar plantios e até se tornar parceiro do programa, ajudando a transformar Cuiabá e Várzea Grande em cidades mais verdes e agradáveis.

De acordo com a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, a iniciativa vai muito além do paisagismo. “O objetivo do Programa Verde Novo é arborizar Cuiabá novamente, resgatar o título de Cidade Verde e enfrentar as questões climáticas. A gente tem visto temperaturas muito altas nos centros urbanos, e a arborização ajuda a amenizar esse calor, tornando o clima mais agradável para toda a população”, explicou.Como funciona o ZapmudasO Zapmudas é um dos diferenciais do Verde Novo. Ele aproxima o programa da população e transforma o cidadão em protagonista da arborização da cidade.Funciona assim:
- A pessoa envia uma mensagem pelo WhatsApp (65) 3617-3090;
- Informa o local onde deseja plantar (calçada, quintal, praça ou parque);
- Deixa o espaço preparado, com os berços abertos e o solo pronto;
- A equipe do programa orienta sobre as espécies mais adequadas para o local.
As mudas são disponibilizadas gratuitamente para o plantio.O programa disponibiliza espécies de pequeno, médio e grande porte, adequadas para diferentes espaços urbanos. Entre elas estão árvores ornamentais como ipês, oiti e pata-de-vaca, e espécies frutíferas como pitanga, acerola e amora, muito procuradas para quintais e pequenos pomares.Um programa que transforma a cidade

Criado em 2017 pelo desembargador Rodrigo Curvo, o Programa Verde Novo já distribuiu e plantou mais de 252 mil mudas de espécies nativas e frutíferas do Cerrado. A iniciativa é coordenada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e tem como foco a conscientização ambiental e a ampliação da arborização urbana.Os resultados são visíveis. Quando o programa começou, Cuiabá ocupava a 20ª posição no ranking nacional de arborização urbana, com apenas 39,6% das vias arborizadas (IBGE/2010). Em 2025, a capital alcançou a 8ª colocação, com 74,23% das ruas e avenidas arborizadas, segundo dados do IBGE de 2022.