Equipe da Secretaria de Proteção Animal do DF conhece estrutura, gestão e boas práticas do hospital veterinário de Goiânia para subsidiar implantação de serviços semelhantes
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), recebeu, na segunda-feira (26/1), a visita técnica de uma equipe da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan), do Distrito Federal, no Hospital Público Veterinário de Goiânia (UPAVet). A visita contou com a presença de três médicos-veterinários, servidores da Sepan, e teve como objetivo conhecer a estrutura física, organizacional e operacional da unidade, além de identificar boas práticas que possam subsidiar a implantação de serviços semelhantes no DF.
Durante a visita, o diretor da UPAVet, Messias Fabiano, apresentou as instalações do hospital, a equipe técnica e esclareceu as dúvidas dos profissionais visitantes. A experiência observada na unidade de Goiânia servirá de referência para a atuação da Sepan no DF.

Em outubro de 2025, a prefeitura entregou a reforma da UPAVet, que incluiu a implantação de uma sala de ultrassonografia, a ampliação dos centros cirúrgicos e a aquisição de novos equipamentos. As melhorias ampliaram a capacidade de atendimento da unidade e viabilizaram a implantação de um laboratório próprio, com capacidade para a realização de até mil exames por mês.
“Em 2025, realizamos mais de mil atendimentos mensais, com suporte completo em diversas especialidades, além de internação 24 horas para animais em estado grave. É muito gratificante ver que esse trabalho tem se tornado referência para outras regiões do país”, destacou o diretor.

A gestão da UPAVet é realizada pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), em parceria com a Prefeitura de Goiânia, por meio de um Termo de Colaboração.