Sapezal-MT ganha nova estação transmissora e amplia acesso à TV pública pelo Programa Brasil Digital

· 1 min de leitura
Sapezal-MT ganha nova estação transmissora e amplia acesso à TV pública pelo Programa Brasil Digital

Entrou no ar na sexta-feira (19) a estação transmissora da Rede Legislativa de TV em Sapezal, no noroeste de Mato Grosso, marcando um passo importante na expansão da televisão pública e gratuita no interior do Brasil. A ativação da estação faz parte do Programa Brasil Digital, criado pela Portaria 13.345, de 27 de maio de 2024, do Ministério das Comunicações, que visa levar os canais da Rede Legislativa e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) a municípios ainda não cobertos por essas emissoras.

Com a nova transmissão, os moradores de Sapezal passaram a ter acesso aos sinais da TV Câmara, TV Senado e TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso — esta com parte da programação produzida pela própria Câmara Municipal —, além de canais públicos como TV Brasil, Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde.

Sapezal é a 14ª cidade a ser atendida pelo Programa Brasil Digital, que busca democratizar o acesso à informação pública por meio da televisão aberta digital. A iniciativa prevê beneficiar até 400 municípios em todo o país, com a instalação de estações transmissoras que levarão conteúdo público e educativo a regiões que até então dependiam apenas de sinais comerciais ou de acesso à internet para consumir esse tipo de programação.

A implantação da estação em Sapezal se deu em parceria com a Câmara Municipal, que cedeu o local para instalação, enquanto a EAD/Seja Digital — organização sem fins lucrativos vinculada à Anatel — ficou responsável pela infraestrutura, equipamentos e licenciamento técnico da transmissão.

O programa não só amplia o acesso à comunicação pública e à cobertura legislativa, como também fortalece a diversidade de conteúdos disponíveis na televisão aberta gratuita. Além disso, prevê o compartilhamento de infraestrutura com emissoras privadas, potencializando a oferta de canais digitais em regiões remotas.

A próxima estação do Brasil Digital a ser inaugurada está prevista para 29 de janeiro de 2026, na cidade de Assis Chateaubriand (PR), continuidade da expansão da rede de comunicação pública pelo país.