Mais de 6 mil pessoas participam do GDF Mais Perto do Cidadão no Recanto das Emas no DF

· 4 min de leitura
Mais de 6 mil pessoas participam do GDF Mais Perto do Cidadão no Recanto das Emas no DF

A 68ª edição do programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levou serviços essenciais, capacitação e ações de cuidado para perto da comunidade em dois dias de atendimentos gratuitos

O casal Lucélia de Oliveira, 43 anos, e Jackson Pereira, 36, chegou cedo ao GDF Mais Perto do Cidadão no Recanto das Emas para garantir a inscrição na primeira edição do Casamento Comunitário de 2026, marcada para 22 de março. Depois de 14 anos de vida em comum, eles nunca conseguiram oficializar a união por falta de condições financeiras. Agora, veem o sonho mais perto de se tornar realidade. “A gente sempre quis casar, mas era algo distante. Hoje vimos que vai ser possível viver tudo isso, desde os preparativos até a cerimônia”, contou Lucélia.

A oportunidade surgiu durante a 68ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) nessa sexta (30) e sábado (31), ao lado do Skate Parque do Recanto das Emas, na Quadra 206. Em dois dias, mais de seis mil pessoas passaram pelo local em busca de serviços públicos gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e cuidado.

Jackson e Lucélia garantiram a inscrição no Casamento Comunitário | Fotos: Jhonatan Vieira/Ascom Sejus-DF

Criado em 2021 pela Sejus-DF, o Casamento Comunitário é destinado a casais em situação de vulnerabilidade social e garante a gratuidade das taxas cartoriais e de toda a cerimônia. Desde o início do programa, já foram realizadas mais de mil uniões no DF, sendo mais de 400 apenas no ano passado. Além das ações durante as edições do GDF Mais Perto do Cidadão, as inscrições para a próxima cerimônia também podem ser feitas em estande na parte inferior da Rodoviária do Plano Piloto, nas Praças dos Direitos da Ceilândia e do Itapoã e na Estação Cidadania do Recanto das Emas.

Cuidado com mães e bebês

Outra ação bastante procurada foi a 26ª edição do Nasce uma Estrela, curso para gestantes e familiares com orientações sobre amamentação, pós-parto e primeiros socorros com bebês. Grávida de sete meses do primeiro filho, Ana Carolina Silva, 24, participou da capacitação ao lado da amiga Soraya Souza, 23, mãe da pequena Maria Alyce, de quatro meses. “Saio mais tranquila e segura para quando meu bebê nascer”, disse Ana Carolina. “Aprendi coisas que vão me ajudar a cuidar melhor da minha filha, que ainda é tão frágil”, completou Soraya.

Ao final do curso, as participantes receberam bolsas com roupas e itens essenciais para o bebê e ainda concorreram a brindes do enxoval. As peças são confeccionadas e adaptadas por pessoas privadas de liberdade capacitadas em corte e costura pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), unindo cuidado social e oportunidade de ressocialização.

Movimento, lazer e oportunidades

A tarde de sexta-feira foi marcada por um aulão de ritmo do programa Viver 60+, coordenado pela Sejus-DF, reunindo pessoas idosas participantes do núcleo do Recanto das Emas em uma atividade que promoveu saúde, bem-estar e integração, com o professor de zumba Tay Max. Para as crianças, o evento contou, nos dois dias, com espaço temático de games, brincadeiras e brinquedos de madeira produzidos por reeducandos da Funap-DF, além de cama elástica, corrida de quadriciclo, teatrinho do Detran-DF, pipoca e algodão-doce.

Enquanto os filhos Eloah, 6 anos, e Wallafe, 2, se divertiam, Amanda Pereira da Silva, 25, conseguiu atualizar o cadastro no Cras. “Se não fosse tudo aqui, perto de casa, eu não teria conseguido resolver isso”, afirmou.

Já a desempregada Gleidivânia Sampaio, 37, aproveitou a ida ao evento para resolver várias pendências em um só lugar: fez cadastro na Agência do Trabalhador em busca de emprego; emitiu a nova identidade do filho Pedro Lucas, 4 anos, na carreta da Polícia Civil; atualizou cartões de vacinação; e garantiu o cadastro da gatinha Fofinha para castração. Ao todo, 168 cães e gatos foram inscritos para castração em ação conjunta com a Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF), que também ofereceu vacinação. “Se não fosse aqui, eu teria que pagar por tudo isso e não tenho condições”, relatou.

Cleidivânia Sampaio compareceu ao evento com a gatinha Fofinha e o filho Pedro Lucas

Governo mais perto de quem precisa

Além das atividades especiais, o programa reuniu atendimentos do Na Hora e da Polícia Civil, orientações jurídicas pela Defensoria Pública, serviços de saúde e beleza com entidades parceiras e voluntárias, assistência social, oficinas e programação cultural.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a proposta é garantir acesso rápido e digno aos serviços públicos. “Levamos cidadania, cuidado e bem-estar para perto da casa das pessoas. É o governo presente, facilitando a vida de quem mais precisa”, destacou.

Em 23 edições realizadas no ano passado, o programa somou mais de 160 mil atendimentos em diferentes regiões administrativas. Desde sua criação, em fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já ultrapassa 500 mil atendimentos em todo o Distrito Federal, aproximando o governo da população e transformando realidades.