A unidade disponibiliza diversos serviços públicos em um só espaço físico à população várzea-grandense
O Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc), encerrou o ano de 2025 com um total de 155.698 atendimentos à população. Do total, 22.191 foram atendimentos exclusivamente preferenciais, voltados a idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e outros públicos prioritários. A unidade, localizada no Várzea Grande Shopping, reúne serviços públicos em um só espaço físico, a fim de facilitar o acesso para a população várzea-grandense.
Ao longo do ano, o CEC concentrou serviços essenciais em um único espaço, garantindo mais agilidade, comodidade e acesso à cidadania. Entre os atendimentos realizados, destacam-se os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), com 85.288 atendimentos, seguido pelos atendimentos e informações gerais da Setasc, que somaram 37.440 registros.
Também foram contabilizados 15.723 atendimentos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT), 11.381 do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), 3.221 do Procon-MT, 1.754 do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, além de 891 atendimentos de serviços de cidadania, como orientações diversas e encaminhamentos sociais.
Usuários que passaram pelo CEC ao longo do ano reforçam a importância do espaço para o acesso rápido aos serviços. O estudante e trabalhador Adrian Cândido, morador do bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande, buscou atendimento para a emissão da carteira de identidade e elogiou a agilidade.
“Vim fazer a identidade e o atendimento foi rápido, não demorou muito e foi ótimo. Recomendo para a população. É muito importante ter esse serviço perto, dentro do shopping, porque o outro posto fica longe e não é fácil de chegar. Assim a gente ganha tempo”, afirmou.
Para o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, os números refletem o compromisso do Governo de Mato Grosso com a descentralização e a humanização dos serviços públicos.
“O Centro Estadual de Cidadania é um espaço que aproxima o Estado da população. Reunir diferentes órgãos em um só local garante economia de tempo, dignidade no atendimento e mais eficiência na prestação dos serviços. Os mais de 155 mil atendimentos realizados em 2025 demonstram que estamos no caminho certo, especialmente ao priorizar quem mais precisa”, destacou o secretário.
Acesso facilitado à cidadania
Com estrutura moderna e localização estratégica, o Centro Estadual de Cidadania se consolida como referência no atendimento integrado à população, oferecendo serviços fundamentais de documentação, defesa do consumidor, emprego, segurança e assistência social.
O balanço de 2025 reforça o papel do CEC como um espaço que promove cidadania, inclusão social e respeito ao cidadão, alinhado às diretrizes do Governo de Mato Grosso de ampliar o acesso aos serviços públicos e fortalecer políticas sociais em todo o Estado.